sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Símbolos de Natal

Missa do Galo

Assim se chama a missa que celebramos na noite de Natal.
O seu nome vem de uma fábula que diz que foi este animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. Até o começo do século XX era costume que fosse anunciado dentro da igreja por um canto de galo real ou simulado. Durante a adoração do Menino Jesus, deixavam-se oferendas, normalmente doces caseiros (para simbolizar as oferendas que os pastores deixaram quando foram ver Jesus). Na maioria dos países cristãos é tradição que toda a família vá junta à Missa do Galo.

Presépio

Fazer o presépio de natal é uma tradição muito antiga. Surgiu no séc. XIII, e ainda hoje na maior parte dos países latinos é mais importante que a árvore de Natal. As primeiras imagens que representam a Natividade (Jesus, Maria e José) foram criadas em mosaicos no interior das igrejas e templos e encontram-se desde o séc. VI.
S. Francisco começou a ideia de criar figuras em barro que representassem o nascimento de Jesus. Por isso construiu o primeiro presépio em 1223 tendo sido celebrada uma missa que foi descrita como tendo um ambiente verdadeiramente divino. A partir dessa altura, a ideia passou para os conventos e casa nobres, onde as representações se tornavam cada vez mais ornamentadas. Rapidamente chegaram a todos os lares sendo mais simples ou com mais personagens conforme o gosto e a possibilidade económica de cada família.

Sabias que a palavra "presépio" vem do hebraico (língua do povo de Israel) e significa manjedoura ou estábulo? Alguns tornaram-se tão importantes que são considerados verdadeiras obras de arte.

Árvore de Natal

Em muitos países, o abeto ou pinheiro são símbolos de Natal. Primeiro porque é uma árvore que existe naturalmente nesses países, e depois porque fica verde quando outras plantas perdem as folhas e parecem mortas. Mesmo ante de se celebrar o Natal significava a vida e a esperança pelo regresso da Primavera. Com a celebração do Natal alguns costumes foram aceites pela tradição cristã. A tradição de ter em casa a àrvore começou na Alemanha, no séc. XVI e foi passando para outros países. Nos Estado Unidos, a tradição chegou vinda da Europa, mas aí a árvore não pode ser pequena: tem de chegar ao tecto! Decora-se com doces, frutas e figuras. Mais tarde foram sendo iluminadas e começaram a ser decoradas também as enormes árvores das ruas...

Decoramos com :
- anjos, pavões,aves e estrelas (Polónia)
- figuras de madeira pintada de animais e crianças (Suécia)
- bandeirinhas, estrelas e sinos, flocos de neve e corações (Dinamarca)
- decorações de cascas de ovo pintado (República Checa e Eslováquia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário