segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

5º ano "Jesus de Nazaré"

























Jesus: um marco na história


Jesus de Nazaré começou por ser conhecido na terra pelo bem que fazia e pela forma como ensinava. Falava do Reino de Deus, um reino que não é como os outros reinos do mundo: pode estar em todos os países, em todas as cidades e aldeias, porque está dentro de cada pessoa. O Reino de Deus de Deus é o poder do amor de Deus a reinar no coração de cada um. Jesus de Nazaré foi uma figura pública muito importante: a sua mensagem, as suas atitudes e o seu destino marcaram profundamente a história da humanidade.


O nascimento de Jesus

O evangelista São Lucas relata-nos que Jesus nasceu em Belém, de Judá, durante o domínio do império romano. O pai de Jesus era um homem de nome José, carpinteiro de Nazaré, pequena cidade da Galileia. A sua mãe chamava-se Maria. Os seus pais eram judeus, e viviam em Nazaré, na pequena província da palestina no tempo de Jesus, eram cerca de um milhão e falavam aramaico. Estes tinham ficado sob o domínio romano quando , no ano 63 antes do nascimento de Jesus, as legiões de Pompeu tomaram Jerusalém. As populações, conquistadas pelo império, eram forçadas a contribuir para o sistema fiscal de Roma, através do pagamento de impostos. Os governadores de Roma realizavam, periodicamente, recenseamentos para a actualização do registo dos seus contribuintes.


São Lucas, na narrativa do nascimento de Jesus, conta-nos que o imperador romano, César Augusto, deu ordens para que todos os povos da Palestina, que estavam sob o domínio do império romano, se recenseassem nos lugares de origem, ou na terra de origem dos seus antepassados. Foi nestas circunstâncias que José e Maria fizeram uma viagem de Nazaré até Belém quando Maria estáva grávida de Jesus, já próximo do seu nascimento.




Jesus, o Messias Prometido
O nascimento de Jesus é-nos relatado pelos evangelistas Lucas e Mateus, nos dois primeiros capítulos dos seus evangelhos. Mateus revela a intenção de mostrar que Jesus é o Messias a que se referiam as profecias do antigo Testamento. Na narrativa do nascimento de Jesus do evangelho de Mateus, Jesus é aquele que cumpre a profecia do Antigo Testamento, referida no Livro de Miqueias. Este profeta anuncia o nascimento de um Messias, um Salvador enviado por Deus e esperado pelo povo, que haveria de nascer em Belém, cidade do rei David: o Messias seria um descendente deste importante rei.




Os ensinamentos de Jesus

Jesus percorreu o seu país, ajudando todos os que precisavam e ensinando uma mensagem cheia de grande novidade. As suas p0alavras surprendiam muitas pessoas. O que Jesus dizia acerca de Deus não era o que as pessoas estavam habituadas a ouvir. Jesus veio inaugurar um reino de amor e justiça, um reino interior, que está dentro do coração de cada um. A este reino todos podem pertencer, porque todos podem acolher na sua vida a presença de Deus. O reino de Deus é a presença do poder de Deus (um poder de amor e justiça) no íntimo de cada pessoa. Cabe a cada um acolhê-lo ou recusá-lo.


Também se chama evangelho ao relato da vida e ensinamentos de Jesus. Depois da sua morte, os discípulos transmitiram o que tinham visto e ouvido no tempo que em que tinham partilhado a sua vida com ele. Depois, começaram a registar por escrito os acontecimentos marcantes da vida de Jesus, para que todas as pessoas de todas as épocas o conhecessem e não se perdesse a memória do que tinha dito e realizado. Existem quatro versões, escritas por autores diferentes, por isso há quatro evangelhos - Mateus, Marcos., Lucas e João - que fazem parte da Bíblia, no Novo Testamento.












Nenhum comentário:

Postar um comentário